Comandante militar do Leste ministra palestra no CCJF*

O general de Exército Walter Souza Braga Netto, comandante militar do Leste, ministrou no dia 28 de agosto, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no centro do Rio, a palestra “O emprego das Forças Armadas nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO)”. O evento foi organizado pela Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes) e pelo CCJF, cujo diretor-geral, desembargador federal Reis Friede, em sua administração, objetiva aproximar, ainda mais, a Justiça Federal da população e de importantes instituições nacionais e internacionais.

A partir da esquerda: general Braga Netto, juiz federal  Fabrício Fernandes e juiz federal Osair Victor
A partir da esquerda: general Braga Netto, juiz federal Fabrício Fernandes e juiz federal Osair Victor

Em sua palestra, o general Braga Netto deu um panorama da legislação que permite e regula o emprego das Forças Armadas Brasileiras em conflitos internos no país, citou os exemplos dessa atuação nos Estados do Rio de Janeiro e no Espírito Santo e explicou as complexas operações que são montadas e as delicadas situações em que as tropas se veem sujeitas.

O general disse que, apesar de ver com reservas esse uso das Forças Armadas, entende a situação atual ou as emergências em que os Estados e a sociedade podem vir a sofrer e assegurou que as Forças estão sempre prontas para cumprir seu dever. No entanto, explicou que essas mobilizações também têm um alto custo financeiro, social, de imagem e até psicológico. No seu entender, esse uso não seria necessário, caso os Estados tivessem políticas de segurança pública e social mais eficientes.

Contudo, o general Braga Netto mostrou, através das estatísticas dos próprios órgãos de segurança estaduais, que todas as operações, federais e conjuntas, obtiveram bons resultados nas prisões de suspeitos, na apreensão de armas e até na queda da criminalidade em médio prazo.

Estiveram presentes na plateia, além do presidente da Ajuferjes, juiz federal Fabrício Fernandes, e da diretora executiva do CCJF, Maria Geralda de Miranda, juízes, oficiais militares, procuradores, advogados e estudantes.

CML

O Comando Militar do Leste é responsável por coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas do Exército Brasileiro nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Abrange 141 organizações e mais de 50 mil militares, o que significa 24 por cento do efetivo da Força Terrestre, formando assim a maior concentração de tropas e escolas militares da América Latina.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa

A partir da esquerda: general Braga Netto, juiz federal  Fabrício Fernandes e juiz federal Osair Victor

Comandante militar do Leste ministra palestra no CCJF* foi postado em Portal TRF2.


Fonte: TRTF2

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *