Presidente do STF abre 1ª edição do programa de intercâmbio “Por Dentro do Supremo”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, abriu nesta terça-feira (9) a primeira edição do programa de intercâmbio acadêmico “Por Dentro do Supremo”. O programa se realiza entre 9 e 11/3, integralmente de forma virtual, e faz parte de uma iniciativa para estimular o acesso de estudantes e pesquisadores à história e ao funcionamento da Corte.

Em breve manifestação, o presidente do STF desejou as boas-vindas aos 32 alunos escolhidos, dentre 250 inscrições vindas de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, segundo Fux, permitirá a todos um maior conhecimento da rotina do STF e da dinâmica dos julgamentos, além de uma visão da biblioteca virtual, cujo acervo é rico em inúmeros setores das ciências sociais. “O STF está de braços abertos”, afirmou. “Isso é um embrião e, quem sabe amanhã, os senhores serão assessores ou membros do STF”, finalizou o ministro.

Diálogo e aproximação

Considerada pelo ministro Luiz Fux como um importante canal de diálogo entre o STF e as instituições de ensino superior, a primeira edição do “Por Dentro do Supremo”, de abrangência nacional, tem o objetivo de aproximar a instituição dos estudantes, além de incentivar a pesquisa e a produção acadêmicas. Em razão da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia, o evento está sendo feito por meio de videoconferência.

As inscrições foram gratuitas, e a seleção dos intercambistas levou em consideração, além da excelência acadêmica, critérios de diversidade regional e de equidade de raça e de gênero. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE), conjuntamente com a Secretaria Geral da Presidência do STF.

 

AA/EH

 


Fonte: STF

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *